Pronta para realçar a sua beleza natural? Então siga nossas Dicas de Maquiagem Oriental e Madura inclusive.
Mah Ferreira, Beauty Artist e Maquiadora Oficial do Salão Solar Hair, preparou dicas especiais para você arrasar, tanto na make diária, quanto naquela mais elaborada para ocasiões especiais. Confira a seguir.
Pele
As orientais, de um modo geral, costumam ser agraciadas pela genética com uma pele boa qualidade. A pele oriental geralmente é mais espessa, firme e com menos flacidez. As marcas de expressão tendem a aparecer mais tarde (após os 50 e tantos).
Os poros costumam ser maiores, o que pode gerar uma maior oleosidade na Zona T (recomenda-se o uso de um primer específico nesse caso). E a pele oriental tende a produzir mais melanina, o que contribui para a proteção natural, mas também aumenta a tendência à manchas como melasmas e hiperpigmentações (uso obrigatório de protetores!)
Então o ideal na preparação de pele do dia a dia é optar por produtos mais leves (mas que ainda tenham cobertura), e de acabamento natural como hidratantes ou protetores com cor, BB Creams, Bases Tinted, bases hidratantes ou com acabamento Glow. Elas contribuem para uniformizar o tom da pele, sem parecer pesado. Isso ajuda a manter a pele com aparência saudável e radiante, o que é especialmente importante para peles orientais maduras.
Blush
Aproveite a tendência dos blushes em stick, que apresentam textura mais cremosa e facilitam uma aplicação mais leve, difusa e com glow (também ideal para pele madura). Caso tenha exagerado, basta “apagar” um pouco dando ligeiras batidinhas com a esponja da base em toda a área ou somente nas bordas para suavizar.
As cores ideais são as que harmonizam com o subtom da pele. Corais, Pêssego ou Avermelhados para subtom quente, Rosa e Lilases para subtons frios. Todos para os subtons neutros. Mas novamente isso não é uma regra. Se gosta de um tom fora da sua cartela, se jogue! Um pouco de contraste nas bochechas não mata ninguém e se te agrada é o que importa!
Corretivo e Pó
Utilize corretivos que se adaptem à sua pele. Se a área dos olhos estiver ressecada, um corretivo de longa duração pode ser suficiente sem a necessidade de pó. No entanto, se a pele for oleosa ou se você suar facilmente, um pó leve pode ajudar a fixar a maquiagem.
Para neutralizar manchas, uma boa opção para orientais são os corretivos de tom salmão claro, para correção de manchas amarronzadas (melasmas). Use sob a base.
Se for utilizar o corretivo para iluminar (aí após a aplicação da base e do corretivo no tom da pele), prefira a cor apenas 1 ou no máximo 2 tons mais claros do que o seu tom natural. Um corretivo muito mais claro pode criar um constraste indesejado. Além dos pontos tradicionais de iluminação, aplicar também na ponte do nariz costuma dar uma sensação de relevo em orientais que possuem essa área mais plana.
Para peles maduras opte pelos pós bem finos ou até os específicos para a área dos olhos. E aplique com comedimento, usando esponja de tecido ou pincel. A técnica do “baking” nesse caso não é a melhor escolha.
Iluminação e Contorno
O uso de contorno para afinar o rosto ou o nariz é uma escolha absolutamente pessoal. Se isso não incomoda, abra mão do recurso tranquilamente. Agora se quer utilizar esse recurso, opte por por um contraste mais natural e menos marcado.
Use iluminador para destacar áreas como as têmporas, arco do cupido, ponto alto das sobrancelhas, ponta e ponte do nariz, canto dos olhos, etc. Já o contorno deve ser sutil, nas laterais do rosto e do nariz (caso deseje afinar). Aplicado levemente na testa, próximo à raiz dos cabelos pode suavizar uma testa mais larga ou dar um ar mais bronzeado.
Prefira produtos de textura cremosa para um acabamento mais natural. Se desejar, opte depois pela versão em pó dos mesmos produtos para selar e garantir maior durabilidade.

Sombra e Delineador
Está muito enganado quem pensa que os olhos orientais são todos iguais. Há variações, mas vamos apontar as 3 mais comuns: o Monolid (pálpebra única e sem dobrinha), o Hooded Eyes (olhos com dobrinhas com pálpebra coberta, ou pálpebra “gordinha”) e o Double Eyelid (olhos com dobrinha e pálpebra móvel aparente, mais comum em mestiças).
E o espaço de pálpebra (entre a raiz dos cílios e a sobrancelha) nem sempre é pequeno. Na maioria das orientais, a dupla sombra acetinada com baixo contraste (dá uma leve profundidade) e efeito delineado na raiz dos cílios com final mais reto costuma ser uma ótima pedida para o dia a dia.
A espessura do Delineado Gatinho depende do formato do olho. No Monolid e no Hooded precisa ser um pouco mais espessa para ficar aparente. Já no Double pode ser fininha. Mas se você for fã do olho oriental, pode optar por dar ainda mais destaque a esse formato, fazendo o delineado mais puxadinho (só no canto externo) para deixar ainda mais puxado.
Se não for muito experiente, cuidado com o “côncavo falso” que pode ficar muito marcado (tipo panda). Por outro lado, se bem dosados, os degradês de sombra podem valorizar muito o olhar oriental.
Cílios e Sobrancelhas
Nas sobrancelhas orientais, menos é mais. Corrija as falhas com traços finos que imitem a cor e textura originais e depois utilize um gel para pentear e deixar no lugar.
Já em se tratando de cílios – mais é mais! Aplique várias camadas de máscara nos cílios superiores e ao menos 1 nos cílios inferiores. As versões à prova de água podem ser boas opções para evitar o decalque nas pálpebras e aumentar a durabilidade.
Nas ocasiões mais especiais, as orientais ficam lindas com aplicação de cílios postiços inteiros ou em tufos em pontos estratégicos. Cílios bem definidos ajudam a realçar a maquiagem dos olhos – o ponto forte (e não fraco) da beleza oriental!

Batom
Escolha tons que complementem seu estilo pessoal e a vibe do dia. Aqui também vale a dica da harmonização com o subtom. Mas para além da cartela dos nudes, escolha um vermelho pra chamar de seu. Os lábios vermelhos combinam muito com a beleza oriental (até as gueishas já sabiam disso…).
Na pele madura, aproveite a tendência do uso do combo de lápis de contorno labial + batom. O contorno ajuda a “selar” as margens do batom para que ele não fique “escorrendo” pelas ruginhas labiais. A textura mais cremosa ou hidratante, geralmente em bala, é mais indicada nesse caso.
Se curtir, complemente com o uso de gloss em todo o lábio ou apenas no centro inferior. Isso faz com que pareçam ligeiramente mais volumosos (carnudos).
Por último, finalize com uma bruma hidratante (ideal para peles mais secas ou maduras para tirar o aspecto “posento”) ou finalizadora (de efeito selante para peles mais oleosas, ou para aqueles dias em que você precisa que a make se mantenha por horas).
Maquiagem Oriental, para aquela ocasião especial
Quer uma maquiagem para pele oriental de qualquer faixa etária, ainda mais especial para aquele evento importante?
Agende seu horário com a Mah Ferreira no Salão Solar Hair e tenha uma experiência com uma profissional especializada em Maquiagem Oriental.
Você pode optar também por fazer o seu cabelo ou penteado com a gente. Aqui você dá o tom: do extremamente natural ao make transformação. Você decide o que te deixa mais feliz e nós adoramos realizar!




0 comentários